Horário: Segunda à sexta das  09h as 17h 

Dr. Caio Aquino

Gastrectomia Vertical - Sleeve

GASTRECTOMIA VERTICAL

 

Gastrectomia vertical (gastrectomia em manga, “sleeve” gastrectomy)

1. O que é gastrectomia vertical?

A Gastrectomia Vertical consiste na transformação do estômago em um tubo estreito (Figuras1 e 2) , por meio da retirada das partes do estômago denominadas: fundo gástrico, corpo gástrico (grande parte) e antro gástrico (grande parte). O volume residual do estômago irá variar de 250 a 300ml. Os mecanismos de funcionamento desta operação são: 1- a restrição da ingestão alimentar por conta da diminuição da capacidade gástrica e 2- a melhora da saciedade por efeito hormonal causado pela retirada do fundo gástrico.

2. Quando está indicada esta técnica?

Esta indicada para pacientes obesos com IMC de até 45 Kg/m2 (Vide tabela de IMC na seção de perguntas e respostas), que não tenham doenças metabólicas associadas (diabetes tipo II , triglicerides muito elevado). Esta indicada também para pacientes nos quais não se deseja um desvio intestinal pela presença de doenças associadas (anemia crônica, doenças do fígado, cirurgias abdominais prévias, deficiências do metabolismo do cálcio e outras). È um método também considerado para pacientes muito jovens ou mais idosos (acima de 65 anos).

3. Quais suas vantagens?

Tem como vantagem promover perda de peso inicial semelhante ao Bypass Gástrico, sem o desvio intestinal e com incidência menor de distúrbios nutricionais. A perda de peso inicial é maior do que a obtida com a Banda Gástrica Ajustável e não há necessidade de ajustes como na Banda. Pode ser transformada em Bypass Gástrico se houver necessidade.

4. Quais a suas desvantagens?

Trata-se de procedimento irreversível, ao contrário da Banda Gástrica Ajustável.A cirurgia tem os mesmos riscos de complicações imediatas do Bypass Gástrico (sangramento, infecção decorrente de fistula). O risco cirúrgico é portanto maior do que o da Banda Gástrica Ajustável. Há possibilidade de reganho de peso a longo prazo maior do que no Bypass Gástrico e não sabemos ainda como é a possibilidade de reganho quando comparado a Banda Gástrica Ajustável. Pacientes com refluxo gastro-esofágico muito sintomático podem ter agravamento dos sintomas após a operação.

Categoria: