O ânus é um orifício na extremidade inferior do intestino. Após o alimento ser digerido, ele passa do estômago para o intestino delgado, e em seguida, para o intestino grosso. O cólon absorve a água e o líquido dos alimentos digeridos; e, os resíduos que restam, formam as fezes, que são armazenadas no reto, a parte final do sistema digestivo. A partir daí, as fezes são eliminadas para fora do corpo passando pelo ânus por meio do movimento peristáltico do intestino e reflexos de evacuação.
O câncer é uma das doenças que podem acometer essa região e podem ser de dois tipos: câncer do canal anal e câncer da margem anal. Seu tratamento vai depender do grau em que a doença foi descoberta e os lugares atingidos, mas geralmente é realizada para retirar as áreas atingidas.
As outras doenças que podem acometer a região anal são as doenças orificiais, como as hemorróidas, fissuras anais agudas e crônicas, fístulas, tromboses e inflamações. Muitas vezes há necessidade de cirurgia para correção dessas patologias.